Spread the love

Grupo criminoso ostentava com recursos adquiridos com tráfico de drogas interestadual.

A Polícia Federal em Pernambuco, por meio da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro/PE, deflagrou, na manhã de hoje (02/04/2025), a denominada Operação Ostentação, com a finalidade de reprimir a atuação de uma organização criminosa especializada na prática dos crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e descaminho, baseada na cidade de Salgueiro, com ramificações na região do sertão do Estado de Pernambuco e em outras unidades da federação.

As investigações, iniciadas em 2023 a partir de levantamentos realizados por equipes da Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, revelaram indícios de que um grupo de pessoas, em sua maioria residentes no município de Salgueiro e região, seria responsável por um organizado esquema interestadual de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro, utilizando-se, neste último caso, de atividades comerciais e empresariais aparentemente lícitas, tais como, bares, boates, distribuidoras de bebidas e transporte.

Os trabalhos apuratórios demonstraram que o grupo operava de forma articulada e hierarquizada, contando com distribuidores regionais, operadores financeiros, pessoas interpostas (laranjas) e até com internos do sistema penitenciário estadual. Em sua maioria, o entorpecente distribuído pelo grupo investigado era transportado em pequenas quantidades, porém com frequência elevada, como forma de dificultar a identificação e repressão pelas forças de segurança do Estado.

Ao todo, 78 Policiais Federais estão dando cumprimento a 28 ordens judiciais, expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro/PE, sendo 19 mandados de busca e apreensão e 09 mandados de prisão preventiva, em endereços localizados nas cidades de Salgueiro/PE, Araripina/PE, Petrolina/PE, São Paulo/SP e Santo André/SP, tudo com o objetivo de reunir elementos que corroborem o conjunto de provas já amealhadas nos autos da investigação, além de retirar de circulação os principais responsáveis pelas práticas criminosas.

No Estado de São Paulo, a atuação das equipes da Polícia federal contou com o apoio da Polícia Militar, por meio de efetivo disponibilizado pela ROTA/PMSP – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar.

Os crimes investigados são de Organização Criminosa (Art. 1º, §1º da Lei nº 12.850/13), Tráfico de Drogas (Art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06), Lavagem de Dinheiro (Art. 1º da Lei nº 9.613/98), Porte e posse ilegal de arma de fogo (Art. 14 e Art. 16 da Lei nº 10.826/03) e Descaminho (Art. 334, §1º, inciso III, do Decreto-Lei nº 2.848/40), cujas penas máximas, somadas, podem ultrapassar 40 (quarenta) anos de reclusão.

O nome da operação, Ostentação, faz alusão ao estilo de vida financeiramente desregrado dos supostos integrantes da organização criminosa investigada, revelado no curso das apurações.

Da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *