
Na tarde do último sábado (15), uma operação conjunta das polícias civis de Pernambuco e Alagoas resultou na prisão de Emanoel Messias Ferreira, conhecido como “Menininho”, acusado de diversos homicídios e de liderar uma organização criminosa na região do Agreste pernambucano. A captura ocorreu na Praia de Maragogi, em Alagoas.
A ação foi coordenada pelas 15ª e 18ª Delegacias Seccionais (Desecs) da Polícia Civil de Pernambuco, com apoio do Núcleo de Inteligência do Agreste, da Polícia Civil de Alagoas e do 6º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Primeira Vara Criminal de Lajedo e pela Vara Criminal de São Bento do Una.
Série de homicídios violentos
Emanoel Messias vinha sendo investigado após uma onda de assassinatos em cidades como Lajedo, Sanharó, São Bento do Una e Pesqueira. No intervalo de menos de dois dias, ele teria executado um casal e outros dois indivíduos com extrema violência, incluindo disparos na região da cabeça. Acredita-se que pelo menos 10 homicídios, ocorridos entre novembro de 2024 e março de 2025, possam ser atribuídos ao acusado.
Segundo as investigações, “Menininho” e outros dois comparsas se passavam por policiais para invadir residências, sequestrar vítimas e levá-las para execuções. O objetivo seria consolidar sua liderança no tráfico de drogas e eliminar desafetos na região.
Operação bem-sucedida
A prisão foi fruto de uma força-tarefa formada pelas delegacias envolvidas, incluindo a de Jupi, que atuaram de forma ininterrupta para localizar e capturar o criminoso.
Após ser detido, Emanoel Messias foi encaminhado para audiência de custódia em Alagoas e, posteriormente, será transferido para Pernambuco, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Operação foi coordenada pelos delegados Cledinaldo Menezes e Josmario Gomes, titulares das delegacias de Laje e São Bento do Una.
fonte do portal agreste violento