A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Jurema, interior de Pernambuco, celebrou com grande fervor os 100 anos de sua ereção canônica no último dia 3 de dezembro. Fundada pelo reverendíssimo Dom João Tavares de Moura, há exatamente um século, a comunidade teve seu início desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Quipapá.
O fundador, Senhor José Pedro de Araújo, trouxe consigo uma pequena imagem da Imaculada Conceição, agora venerada no altar principal da Igreja Matriz de Jurema. Ao longo desses cem anos, a paróquia testemunhou a presença de diversos padres e religiosos, incluindo Padres Franciscanos, Padres Salesianos, e as santas missões de Frei Damião de Bozzano. O primeiro pároco, Pe. Humberto, iniciou as primeiras celebrações e sacramentos, dando início a uma história de fé que continua sob a liderança do atual pároco, Pe. Francisco Palmeiras Nunes, desde 28 de janeiro de 2022.
Para celebrar esse centenário, em 3 de dezembro de 2023, uma programação especial foi preparada. Às 18h, uma procissão motorizada com a imagem centenária da Imaculada Conceição partiu da Comunidade de Queimadas em direção a Jurema. Motoristas e motociclistas foram abençoados com água benta pelo pároco Pe. Francisco, seguido pela reza do Santo Terço na igreja.
A Santa Missa Solene, às 19h40, foi presidida pelo Bispo Dom Frei Severino Batista de França, Bispo Emérito de Nazaré da Mata, e concelebrada por Pe. Francisco Palmeiras, Mons. José Aldo (Administrador Diocesano de Garanhuns), e Pe. Fortunato, filho da terra, juntamente com a presença dos Frades capuchinhos Frei Gerfson e Frei Walisson. A homilia destacou a importância de louvar a Santíssima Trindade e a devoção a Maria Santíssima ao celebrar esse marco significativo não apenas para a Diocese de Garanhuns, mas para todo o Brasil e o mundo inteiro.
A Igreja Matriz de Jurema recebeu a Placa do Centenário e a Placa da Bênção Apostólica, enviada diretamente do Vaticano pelo Santo Padre, Papa Francisco. A noite foi encerrada com o corte do bolo na frente da igreja, acompanhado pela Banda Musical Mariano de Assis de Panelas, que abrilhantou a ocasião. Mais de 700 metros de bolo foram distribuídos para o povo de Deus de Jurema, encerrando as festividades com alegria e gratidão.
Salve ó Nossa Padroeira, pelos cem anos de Fé e Devoção
Matéria e fotos: Thiago Coroinha
CENTRAL DE JORNALISMO BLOG THIAGO DA NOTICIA ( O BLOG DA FÉ )