Spread the love

Atenção para o novo golpe que está circulando: os golpistas patrocinam postagens nas redes sociais com chamadas que parecem idôneas, usam recortes de reportagens para dar veracidade à informação. 

A informação é verídica de fato. Se o cidadão pesquisar, verá que realmente há uma informação nesse sentido em vários canais e reportagens, inclusive do Serasa e Banco Central.  Diante da informação, o cidadão fica mais vulnerável ao golpe.

Segundo informações do Banco Central, há aproximadamente R$ 7,2 bilhões retidos em contas inativas de bancos e outras instituições. Desse montante, cerca de R$ 5,85 bilhões estão vinculados a mais de 37 milhões de brasileiros. A mensagem é real e está no site do Serasa. Os motivos são diversos: contas bancárias inativas; poupanças esquecidas; parcelas e créditos indevidos; cooperativas de crédito e consórcios. O problema é que os golpistas usam informações legítimas como armadilha para seus golpes.

A mensagem diz que há um “saldo esquecido pode ser resgatado” e que o cidadão pode ter um dinheiro a receber do governo, mostram partes de reportagens e associam ao Banco do Brasil e à Caixa, a chamada dispara o gatilho da curiosidade e assim é possível que o cidadão vá verificar se há algum dinheiro disponível esquecido para ser resgatado, e para tanto, clicará no link. 

O referido link leva a uma conversa automática, na qual é necessário incluir o CPF para dar continuidade. Após supostamente conferir o CPF, a atendente confirma alguns dados do cidadão de maneira correta, dando mais veracidade ao golpe, e informa que há um valor a ser resgatado, dizendo o valor, e orienta que se o cidadão quiser resgatá-lo, precisa pagar uma “tarifa transacional federal” no valor de tantos reais, normalmente é um pequeno valor.

Ao pagar a tarifa você caiu no golpe, nenhum valor será liberado e você perdeu o valor que depositou via PIX. Então fique atento, não há liberação de valores do governo que solicita transferência ou pagamento.

E fique atento mesmo que nenhum valor seja solicitado, ao clicar no link você poderá ter as suas senhas roubadas, além de ficar vulnerável para instalação de vírus e programas espiões no seu celular.

Sempre que receber uma informação que traz alguma vantagem, procure saber diretamente na fonte se a situação procede e o passo a passo real de como resgatar os valores.

Entre no Banco Central do Brasil e busque a parte onde poderá fazer a pesquisa. No link abaixo há um encaminhamento para a consulta:

Fonte do Portal AV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *